segunda-feira, 31 de março de 2014

Represas do Brasil!



 Durante o século passado, inúmeras represas foram construídas visando satisfazer a crescente demanda por água. Considerada como símbolo de modernização e da habilidade humana em controlar e utilizar recursos da natureza, a construção de grandes represas cresceu consideravelmente entre as décadas de 30 e 70. Essa tendência foi mantida até seu apogeu na década de 70. Desde então têm diminuído o número de construções, em particular nos Estados Unidos e Europa. Os cinco países com o maior número de represas somam cerca de três quartas partes de todas as grandes represas do mundo e praticamente dois terços encontram-se nos países em desenvolvimento, como no Brasil.     


              
 
São normalmente usos prioritários para o reservatório a geração de energia elétrica, acumulação de água para abastecimento público e projetos de irrigação. As represas de armazenamento têm como finalidade alterar a distribuição e a periodicidade natural da vazão dos rios. A energia hidroelétrica representa mais de 90% da energia utilizada em países em desenvolvimento. Cerca de metade das represas construídas tem a finalidade de acumular água para projetos de irrigação e acredita-se que estas contribuam com 12 a 16% da produção mundial de alimentos. Além disso, ao menos 75 países têm construído grandes represas para controlar inundações. É recomendável que além dessas finalidades o reservatório apresente outros usos como natação, pesca esportiva, esportes náuticos e fins paisagísticos.
Em 1990, do total de 343 aproveitamentos hidráulicos cadastrados pelo CBGB no Brasil, 124 destinava-se à geração hidrelétrica, 4 à navegação, 72 ao abastecimento de água, 37 à irrigação, 3 à piscicultura, 76 à regularização da vazão, 12 ao controle de cheias e mais 15 barragens destinadas a usos diversos, como a proteção ambiental

MAIORES REPRESAS DO BRASIL

>> Sobradinho-BA
>> Tucuruí-PA 
>> Balbina-AM
>> Porto Primavera-SP/MS
>>  Serra da Mesa-GO/TO
>> ITAIPÚ-PR
>> Furnas-MG
>> Ilha Solteira-SP/MG
>> Três Marias-MG
>> Peixe-GO 
 
POSTADO POR: YARA LIMA

http://ecologia.ib.usp.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=73&Itemid=416



               

A água é uma das substancias essenciais para a vida no Planeta Terra. Grande parte do nosso planeta e do corpo humano é constituído por água. No entanto existem muitas curiosidades acerca deste elemento primordial que grande parte das pessoas desconhece. Em baixo está o meu top 20 de curiosidades interessantes e incríveis acerca deste liquido fascinante e imprescindível à vida.
http://www.meioambienteurgente.blogger.com.br/oceano.jpg

1- Durante um período de 100 anos uma molécula de água passa aproximadamente 98 anos no oceano, 23 meses em forma de gelo, 3 semanas em lagos e rios e 1 semana na atmosfera.

2- Apenas 2,5% da água existente na Terra é água doce. Dessa quantidade, 0,5% encontra-se em depósitos subterrâneos e 0,01% em rios e lagos.

3- São necessários 5680 litros de água para produzir um barril de cerveja.
http://www.not1.com.br/wp-content/uploads/2010/08/vida-marinha.jpg
4- Os animais de água estão a extinguir-se 5 vezes mais rápido que os animais terrestres.

5- Noventa por centro dos recursos disponíveis de água doce no Planeta Terra estão na Antártida.
6- A falta de água potável causa diariamente a morte a 4500 crianças, a maior parte em países sub-desenvolvidos.

7- São necessários 200 litros de água para produzir apenas 1 litro de coca-cola.

8- O cérebro humano é constituído por 75% de água.

9- Quando uma pessoa sente sede significa que perdeu 1% do total de água do seu corpo.
http://images04.olx.com.br/ui/2/34/90/38343490_1.jpg
10- O sangue humano é constituído por 83% de água.

11- A água abandona o estômago 5 minutos após ter sido bebida.

12- Uma pessoa pode sobreviver um mês sem se alimentar mas apenas uma semana no máximo sem beber água.
http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/fisico_quimica/fisico_quimica_trabalhos/atmosferaterrestre4.jpg
13- A água é o principal regulador da temperatura terrestre.
http://donajuremablackstar.zip.net/images/gelo.jpg
14- A água congelada pesa menos 9% do que no estado líquido. Esta é a razão porque um cubo de gelo flutua na água.

15- Para que a água fique salgada basta que contenha uma milésima parte do seu peso em sal.
http://reciclavelxdescartavel.files.wordpress.com/2011/01/refinariacapuava-pecap.jpg?w=373&h=270
16- São necessários 7000 litros de água para refinar um barril de petróleo.

17- Todos os dias o sol evapora mais de 1 bilião de toneladas de água, que permanece na atmosfera, até voltar à superfície da terra sobre a forma de precipitação.
http://bionelas.files.wordpress.com/2010/06/corpo_humano-1.jpg?w=450&h=335
18- O corpo humano contem, num individuo de estatura média, aproximadamente 37 litros de água, o que equivale a 66% da massa corporal de um adulto.

19- Os ossos humanos são constituídos por 25% de água.

20- Os norte americanos consomem 5 vezes mais água que os Europeus.

E VOCÊ COMO ESTÁ CONSUMINDO E ECONOMIZANDO?
fonte:blog não sou descartável
postado por: Thais Medeiros.

HISTÓRIA DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA




O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Fonte:http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_mundial_da_agua.htm
Postado por : Estefaní Feitosa

sexta-feira, 14 de março de 2014

Distribuição de água na Hidrosfera



- Oceanos: 97,2%
- Geleiras e calotas de gelo: 2,15%
- Água presente no subsolo: 0,62% (aproximadamente)
- Águas da superfície (rios, lagos, biomassa): 0,029% (aproximadamente)
- Água presente na atmosfera: 0,001% (aproximadamente)



Fonte: U.S. Geological Survey

Postado por : Thaís Medeiros

VERDADE sobre a ingestão de água gelada!

Uma pessoa seria capaz de suportar até 200 dias sem comer.Sem água,porém,a resistência é bem menor:
após cerca de 36 horas o organismo começa a entrar em colapso.
Mas existem dúvidas em relação às propriedades desse líquido do qual o organismo não pode prescindir.
                                TOMAR ÁGUA GELADA QUEIMA CALORIAS

A temperatura da água gelada é entorno de 4°C;a do corpo humano é cerca de 36°C.Então quando você ingere o líquido gelado o corpo trabalha para aquecê-lo.
"Esse processo,chamado termogênese,gera aumento de consumo de energia,ajudando assim a promover a queima calórica."
Mas daí a imaginar que a água gelada é a solução para a perda de peso é exagero.Até porque a queima calórica é pequena:meio litro de água gelada consome 17 calorias.


Por: Rhuama Romana
Fonte: iG









Dessalinização da água do mar.



Dessalinização é um processo físico-químico de retirada de sais da água, tornando-a doce e própria para o consumo.
Como se sabe, a notícia de que pode faltar água potável no planeta é tenebrosa ao homem, já existem regiões ameaçadas, as Ilhas são exemplos: Ilha de Chipre, Ilha de Páscoa, Ilha Fernando de Noronha, onde os lençóis freáticos diminuíram em razão da exploração. Em alguns países, como a Arábia Saudita e Israel, este já é um problema.

Então por que não transformar água salgada presente em abundância nestes locais em água doce? Esta é a ideia que pode solucionar este problema ambiental, vejamos os possíveis processos para a dessalinização da água:

Evaporação: a água salgada é colocada em um tanque com fundo preto e teto de vidro transparente, este tanque permite que o calor do sol evapore a água.

Observe a figura que ilustra o processo descrito acima:

1. A água salgada é retirada do mar e transferida para o tanque 1 (setas vermelhas);

2. A luz solar incidente (parte superior do tanque: indicada pelas setas brancas), faz com que a água salgada se evapore;

3. O vapor de água passa por um resfriamento e se converte em líquido por condensação: o processo é representado pelas setas amarelas. O produto líquido é a água já no estado puro, esta é recolhida por canaletas e então armazenada no tanque 2.

O processo é simples e barato, o grande problema é que os tanques ocupam extensas áreas e estas precisam receber iluminação solar satisfatória para que a evaporação ocorra com sucesso.


Postado por: Monalle Benevides Cruz

Fonte: http://www.brasilescola.com/quimica/dessalinizacao-agua.htm


terça-feira, 11 de março de 2014

Cuidado com a poluição!!

     
Causas da poluição das águas do planeta
 
     As principais causas de deteriorização dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.
   Em função destes problemas, os governos preocupados, tem incentivado a exploração de aqüíferos (grandes reservas de água doce subterrâneas). Na América do Sul, temos o Aquífero Guarani, um dos maiores do mundo e ainda pouco utilizado.Grande parte das águas deste aqüífero situa-se em subsolo brasileiro.
 
Problemas gerados pela poluição das águas 
 
 
  Estudos da Comissão Mundial de Água e de outros organismos internacionais demonstram que cerca de 3 bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias.Um milhão não tem acesso à   água potável. Em virtude desses graves problemas, espalham-se diversas doenças como diarréia, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões de seres humanos por ano, sendo que um número maior de doentes sobrecarregam os precários sistemas de saúde destes países.
 
Soluções
 
     Com o objetivo de buscar soluções para os problemas dos recursos hídricos da Terra, foi realizado no Japão, em março de 2003, o III Fórum Mundial de Água. Políticos, estudiosos e autoridades do mundo todo aprovaram medidas e mecanismos de preservação dos recursos hídricos. Estes documentos reafirmam que a água doce é extremamente importante para a vida e saúde das pessoas e defende que, para que ela não falte no século XXI, alguns desafios devem ser urgentemente superados: o atendimento das necessidades básicas da população, a garantia do abastecimento de alimentos, a proteção dos ecossistemas e mananciais, a administração de riscos, a valorização da água, a divisão dos recursos hídricos e a eficiente administração dos recursos hídricos.
    Embora muitas soluções sejam buscadas em esferas governamentais e em congressos mundiais, no cotidiano todos podem colaborar para que a água doce não falte. A economia e o uso racional da água deve estar presente nas atitudes diárias de cada cidadão. A pessoa consciente deve economizar, pois o desperdício de água doce pode trazer drásticas conseqüências num futuro pouco distante.
 
Dicas de economia de água: Feche bem as torneiras, regule a descarga do banheiro, tome banhos curtos, não gaste água lavando carro ou calçadas, reutilize a água para diversas atividades, não jogue lixo em rios e lagos, respeite as regiões de mananciais.
 
Dicas para ajudar a diminuir a poluição das águas: Não jogar lixos em rios, praias, lagos, etc. Não descartar óleo de fritura na rede de esgoto. Não utilizar agrotóxicos e defensivos agrícolas em áreas próximas à fontes de água. Não lançar esgoto doméstico em córregos. Não jogar produtos químicos, combustíveis ou detergentes nas águas.
 
Postado por: Yara lima

segunda-feira, 10 de março de 2014

Como economizar água em casa?!

Diminuir o tempo do banho e manter o chuveiro fechado enquanto se ensaboa são algumas das maneiras para diminuir o gasto da água. Veja mais dicas:

O calor intenso do verão no começo de ano sempre aumenta o consumo de água nas casas brasileiras, mas com a falta de chuvas, o nível dos reservatórios vem diminuindo alarmantemente. Tamanha escassez de água pode levar os moradores de diversas cidades, entre elas algumas do interior paulista como Campinas, Piracicaba, Limeira e Rio Claro, a um racionamento ainda neste mês. Sendo que alguns bairros do Rio de Janeiro, como São Gonçalo, Duque de Caxia e Cachambi, já estão com o abastecimento comprometido.
“Neste período, o consumo de água sobre de 3% a 5% e o número de banhos quase dobra. A nossa produção subiu de 43 mil litros por segundo para 47 mil litros por segundo. Uma saída para economizar água é manter o chuveiro fechado enquanto se ensaboa e diminuir o tempo da ducha”, diz Jorge Breard, diretor de produção da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro).
O mês de janeiro, a Grande São Paulo contou apenas com 87,8 ml de chuva, contra os 260 ml esperados nesta época do ano. E o volume de água armazenado na Cantareira, sistema que abastece 8 milhões de pessoas na região metropolitana da capital e 5,5 milhões de habitantes em Campinas, atingiu 21,4% da capacidade. Para estimular a economia e tentar adiar a necessidade de racionamento de água, a Sabesp anunciou no último sábado o desconto de 30% aos usuários que diminuírem o consumo a partir de 20% (em relação aos últimos 12 meses).
Algumas medidas podem reduzir o consumo de água nas residências, sendo o combate aos vazamentos e a substituição de válvulas desreguladas algumas delas. “Os vazamentos são muito comuns e as pessoas, sem saber, o incorporam na conta. Observar se as paredes do vaso sanitário ficam sempre molhadas é uma maneira de descobrir o problema”, afirma Ricardo Chain, engenheiro e gestor da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Além disso, a economia pode acontecer com o uso de restritores de vazão em torneiras e chuveiros, a compra de produtos eficientes e o reaproveitamento da água vinda da máquina de lavar.
POSTADO POR: RAQUEL FARIAS!!
http://delas.ig.com.br/casa/servicos/2014-02-05/como-economizar-agua-em-casa.html

domingo, 9 de março de 2014

Tipos de água




Existem várias tipologias de água, das quais destacamos as seguintes:

Água doce 
A água que existe nos rios, lagos e ribeiras e que possui uma quantidade de sais bem inferior à água do mar. Após tratamento adequado (ver pág. 20) podemos consumir esta água.
Água salgadaA água do mar e que possui uma grande quantidade de sais dissolvidos, em especial o cloreto de sódio, vulgarmente conhecido como sal de cozinha. Não podemos consumir esta água.
Água destilada 
A água constituída, exclusivamente, por hidrogénio e oxigénio. Origina-se na natureza quando se forma a chuva, ou é produzida em laboratório. Esta água é imprópria para consumo uma vez que não possui os sais necessários ao organismo humano.
Água mineral A água que dissolve uma grande quantidade de sais minerais aquando do seu percurso pela natureza. Normalmente, adquire cheiros, cores e gostos característicos o que permite classificá-la em vários tipos. É-lhe conferida propriedades terapêuticas.
Água poluída A água que apresenta alterações físicas, tais como cheiro, turbidez, cor ou sabor, logo é uma água imprópria para consumo.
Água contaminada 
A água que contém agentes patogénicos vivos, tais como bactérias e substâncias tóxicas.
Água potável 
A água que pode ser consumida sem riscos para a saúde.
Água salobra 
A água que contém grandes quantidades de substâncias dissolvidas que lhe conferem um mau sabor e, por vezes, um aspecto turvo;
Água inquinada 
A água que contém microorganismos nocivos à saúde, pelo que este tipo de água pode ser um importante veículo de transmissão de doenças.

Fonte:http://www.aguaonline.net/gca/?id=76

                                               Postado por: Estefaní Feitosa

sexta-feira, 7 de março de 2014

Declaração Universal dos Direitos da Água


A água é a substância fundamental para a ocorrência e manutenção da vida. De fato, mesmo com todo o aparato tecnológico disponível, ainda não fomos capazes de encontrar outro planeta que possua água em seus três estados clássicos da matéria: sólido, liquido e vapor. Nesse sentido, a Terra é um planeta único por reunir condições climáticas e geológicas em perfeito equilíbrio para a existência dessa maravilha denominada VIDA.
Nosso planeta poderia muito bem ser chamado Água, ao invés de Terra, uma vez que 70% de nosso planeta é constituído de água. No entanto, embora cerca de 2/3 da superfície terrestre seja coberta de água, apenas 0.007% é própria ao consumo humano e uso em processos industriais, pois o restante se encontra forma de água salgada (97%) ou são inacessíveis por se encontrarem em geleiras (1.750%) e fontes subterrâneas (1.243%).
Ou seja, água útil para uso humano e industrial é um recurso escasso e que, portanto, deve ser tratado com respeito e consciência por todos.
Em verdade, um dos grandes desafios de nosso século é a garantia ao acesso a fontes de água próprias para o consumo humano e uso em processos industriais. Infelizmente, fontes de água doce superficiais (lagos, rios, etc) vêm sofrendo os efeitos do descompromisso ambiental, colocando em sério risco as reservas hídricas disponíveis em nosso planeta.
O planeta Água tem sede. 
Justamente por sua enorme importância a Água tem o seu próprio dia!
Claro, a preocupação com o uso sustentável da Água deve ser diária, no entanto, na intenção de se criar um momento de reflexão global, a ONU – Organização das Nações Unidas declarou o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água através da resolução A/RES/47/193 – 22/fev/1993 [4].
Em 22 de março de 1992 a ONU publicou um documento intitulado Declaração Universal dos Direitos da Água, onde podemos encontrar um conjunto de posturas e atitudes com relação ao uso sustentável da água. Ao todo são 10 artigos que, em princípio, devem ser tema de reflexão, discussão e análise nas mais diversas atividades dedicadas à celebração desse dia.
Vamos aos Artigos:

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura e a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado no Art. 3º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

O uso racional e sustentável de Água está longe de ser um fim a ser alcançado facilmente, mas sim um caminho a ser trilhado continuamente, dia-à-dia. Avaliando-se a cada passo dado a possibilidade de redução do Water footprint buscando novas alternativas para as atividades, tanto pessoais como industriais, que envolvem tão precioso elemento que é a Água.
Recordando que a realidade hídrica varia de região para região, devemos focar nossa atenção à comparação do uso da Água com a realidade local e, assim, adotar políticas de uso da Água que se adequem a essa realidade.
Como não poderia deixar de ser, umas das atitudes fundamentais é a atenção à Educação sobre o tema. Educar-se, e educar nosso futuros sucessores com sobre os conceitos de Sustentabilidade Ambiental e relaciona-los com a Água e seu uso.
Agindo assim não estaremos atuando só no presente, mas desenhando um futuro melhor e próspero em Água! 


Postado por: Rhuama Romana
Fonte:http://www.professoremerson.com/professor/index.php?option=com_content&view=article&id=139:declaracao-universal-dos-direitos-da-aegua&catid=82:artigos-meio-ambiente-e-sustentabilidade&Itemid=129

Água de comer!!



Água é essencial para o bom funcionamento do organismo, manutenção da temperatura corporal e até para beleza. “Devemos ingerir de 1,5 a 2 litros de líquidos por dia, por meio da ingestão de água, água de coco, sucos ou chás. Essa quantidade pode variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, a prática de atividades físicas, temperatura do ambiente e tipos de alimentos ingeridos”, diz a nutricionista Bruna Murta, da Rede Mundo Verde.
Você acha difícil andar com uma garrafinha por aí? Pois saiba que certos alimentos podem contribuir para sua boa hidratação. “A quantidade de líquido pode diminuir de acordo com a ingestão de alimentos com alto teor de água”, explica a nutricionista.
A ideia, então, é acrescentar ao cardápio frutas, verduras e legumes crus, naturalmente ricos em água. Esses alimentos hidratam e facilitam o trabalho dos rins, que eliminam a retenção de líquidos com eficiência.
Além de contribuir com a hidratação eles têm poucas calorias, colaborando para manutenção da boa forma. E o melhor: os alimentos com grande quantidade de água podem ajudar a combater a celulite.
Um estudo realizado pelo dermatologista americano Howard Murad, autor do livro A Solução para Celulite, diz que hidratação é importante para tratar o problema. Mas, mais eficaz do que beber oito copos de água por dia, seria a ingestão desses alimentos.
Isso porque, segundo o especialista, as células são capazes de absorver melhor a água contida nos alimentos, principalmente aqueles ingeridos crus, como frutas e verduras. Assim, com o organismo bem hidratado, o problema que atormenta as mulheres seria minimizado.

www.saude.ig.com.br/alimentacao
POSTADO POR: RAQUEL FARIAS!!

Saiba um pouco sobre os benefícios das águas termais!

 Mesmo sem comprovação científica, as águas termais ainda são procuradas para o alívio de diversos males. Antes de mergulhar de cabeça nesta hidroterapia quente, confira alguns tipos de águas termais.

>>Sulfurosas
  De alta temperatura, contêm enxofre e são encontradas, em geral, em terrenos lamacentos. Indicações: doenças reumáticas, diabetes, asma, colites, problemas de pele, intoxicações e inflamações. Modo de usar: via oral, por inalação ou vaporização; duchas e banhos de imersão.


>>ferruginosas
  Como o próprio nome indica, são as águas em cuja composição se encontra principalmente o mineral ferro, embora apresentem ainda bicarbonatos ou sulfatos. Indicações: anemias, doenças reumáticas, problemas hepáticos e biliares. Modo de usar: duchas e banhos de imersão.


>>Bicarbonatas
  São águas frias e alcalinas (com grande concentração de bicarbonato de sódio e potássio). Indicações: azia, diabetes, cálculos renais. Modo de usar: via oral.


>>Sulfatadas Sódicas
  São águas ricas no mineral sulfato. Indicações: problemas de pele (dermatites de contato) e intoxicações por medicamentos ou alimentos. Modo de usar: ingestão ou por meio de compressas.


>>Cloretadas
  Na sua composição predomina o cloreto, substância ideal para aumentar as defesas da pele e das mucosas. Alguns tipos também contêm sódio, o que aumenta a eficácia de seu poder antiinflamatório. Indicações: dermatites, estresse, contrações musculares. Modo de usar: via oral, duchas e banhos de imersão.


>>Radioativas
  Este tipo de água traz o radônio em sua composição - um gás nobre de origem natural que ajuda a estimular o metabolismo. Indicações: diabetes, fortalecimento do sistema imunológico, estresse, infecções vaginais de repetição. Modo de usar: banhos de imersão.

Postado por:Yara Lima
 http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/30/artigo28834-2.asp/

Doenças transmitidas pela ÁGUA.

Fique de olho na água que você bebe! 

A água contaminada pode transmitir uma séria de doenças. 

As principais são: diarreia, cólera, leptospirose e hepatite.

Sem água potável e esgoto não tratado, a água pode ser um grande perigo para aqueles que a consomem. Segundo estatísticas, pelo menos 30 mil pessoas morrem a cada mês no mundo, devido doenças adquiridas através da água, a maioria são crianças. As mortes acontecem geralmente em regiões mais pobres, as infecções levam a desidratação.
No Brasil pelo menos 3 milhões de famílias não recebem água tratada e ou vivem em casas sem rede de esgoto instalada. Segundo especialistas, diminuindo o número de pessoas que vivem sem água tratada e sem rede de esgoto, reduziria pelo menos de um quinto a mortalidade infantil.

Dicas e cuidados para evitar doenças transmitidas pela água

-        É preciso proteger muito bem os poços usados para abastecer a casa de água.
-        Se você não tem certeza que se trata de água limpa é melhor fervê-la antes de usar, para eliminar os micróbios.
-        Os filtros também servem para purificar a água.
-        Não adianta lavar os alimentos que são consumidos cru com água contaminada.


Postado por: Estefaní Feitosa
Fonte:http://www.dicasdesaude.info/doencas/doencas-transmitidas-pela-agua


  Água em pó?!
Enquanto crescem os temores de que um dia fiquemos sem água, pesquisadores mexicanos têm desenvolvido uma tecnologia para enfrentar o problema da seca e viabilizar a produção agrícola em regiões de clima árido. A Chuva Sólida – nome comercial que a empresa mexicana Silos de Água deu ao produto – é um pó capaz de absorver grandes quantidades de água: 10 gramas do polímero retêm 1 litro de água, que depois vai sendo liberada gradualmente no solo.
Criado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) nos anos 1970, é derivado de um gel absorvente para fraldas. O engenheiro químico Sérgio Jesus Rico Velasco adaptou a ideia e patenteou a nova versão da fórmula.
governo mexicano teria testado o produto e, segundo a Silos de Água, concluiu que o polímero incrementaria a colheita em 300%. A empresa afirma que a água encapsulada dura até 10 anos no solo, e recomenda o uso de 50 quilos do polímero por hectare – o que equivale a um custo de cerca de R$ 3,5 mil por hectare.
Apesar do entusiasmo de Velasco, pesquisadores americanos questionam a eficácia do produto. A professora Linda Chalker-Scott, da Universidade do Estado de Washington, disse à BBC que não há evidência científica de que o produto armazene água por sequer um ano.

Postado por: Monalle Benevides Cruz
Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/planeta-ciencia/noticia/2013/08/apelidada-de-agua-em-po-tecnologia-que-armazena-agua-em-graos-de-polimero-promete-acabar-com-a-seca-4244272.html

quarta-feira, 5 de março de 2014


Curiosidades Sobre a água


Se toda água da Terra – doce, salgada e congelada – fosse dividida entre seus habitantes, cada pessoa teria direito a 8 piscinas olímpicas cheias.
Mas, se dividirmos somente a água potável entre as mesmas pessoas, cada uma teria direito a apenas 5 litros de água.
  • A quantidade de água no mundo é praticamente a mesma há milhares e milhares de anos. Mas o número de pessoas que vivem na Terra aumenta a cada dia. Mais gente para a mesma quantidade de água.
  • Se nada for feito em relação à água especialistas prevêem que haverá conflitos entre países por disputa de água em um futuro não muito distante.
  • O Brasil tem 13,7% de toda água doce do planeta, sendo que 80% desse total está na Bacia Amazônica.
  • De toda água utilizada no mundo, 10% vai para o consumo humano, 20% é para uso industrial e 70% é usado na agricultura.
  • Se toda água do mundo coubesse numa garrafa de 1 litro, apenas meia gotinha estaria disponível para beber.
    • A Terra possui 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos de água (só para você entender melhor, 1 quilômetro cúbico tem um milhão de litros de água).
    • Desse total, 97,5% é água salgada. Sobram 2,5% de água doce, tanto líquida como congelada.
    • Tire daí a água congelada do planeta e sobram apenas 0,26% de água líquida na forma de rios, lagos e lençóis subterrâneos.
    • Para não secarmos os recursos deveríamos somente usar a água que é renovada pelas chuvas, que são míseros 0,002% de toda água do planeta.
  • poluição representa alterações na qualidade da água, porém sem prejuízo à saúde. A contaminação representa alterações da qualidade da água, podendo apresentar sérios riscos à saúde.
  • Portanto, “água poluída não significa necessariamente água contaminada, mas água contaminada é certamente água poluída.”
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% dos casos de doenças no mundo resultam da ingestão de água contaminada, com mais de 25 tipos diferentes de enfermidades.

postado por:Thais Medeiros
fonte:http://www.vocesabia.net/saude/curiosidades-sobre-a-agua/