sexta-feira, 25 de abril de 2014

Íntimo e Pessoal!

                                              A Higienização íntima do bebê!

Os bebês são tão frágeis quanto parecem! A pele é mais sensível e pede diversos cuidados, inclusive na hora do banho. "Toda a pele do bebê é mais fina e, portanto, mais sensível que a dos adultos. O mesmo vale para a região genital".

Cuidados gerais para o banho:
Dar banho pode ser muito assustador quando o bebê é pequeno. O mais importante nessa hora é acertar nos itens utilizados. "A temperatura da água deve estar entre 36,5 e 37,5 °C e prefira usar os produtos que o pediatra indicar, normalmente os sabonetes neutros e xampus os mais hipoalergênicos possíveis", ensina o pediatra Marcelo Reibscheid, médico do Hospital e Maternidade São Luiz. Uma dica boa é evitar sabonetes perfumados, já que esses produtos tem maior potencial para causar alergias. 

A temperatura da água é um fator muito importante. Crianças se queimam a temperaturas menores do que adultos por causa da pele mais fina e do tamanho da massa corporal. “Existem termômetros próprios para medir a temperatura da água. Para quem não tem um, a dica é colocar a parte inferior do antebraço – aquela onde a pele é mais macia - e sentir se a temperatura da água está morna”, sugere Ana Paula. A temperatura deve se ajustar à estação do ano, mas varia em torno de 36 ou 37 graus.

Por:Rhuama Romana
Fonte:uol guia do bebê ; minha vida

quarta-feira, 23 de abril de 2014

ÁGUA EM EXCESSO TAMBÉM FAZ MAL


Como muitos esportistas, a maratonista inglesa Kate Mori sempre bebeu bastante líquido antes, durante e depois de uma corrida, em vez de esperar até que sentisse sede. E foi isso o que fez em 2007, durante a Maratona de Londres, quando tomou bebidas frequentes nas estações de água ao longo do percurso. No entanto, já próximo da linha de chegada, Mori se sentiu muito mal e precisou da ajuda de outros corredores para ficar em pé. Horas depois, ela estava no hospital, sofrendo com diarreia grave, vômitos e confusão mental.


Ao contrário do que se imaginava, ela não estava desidratada. O problema era o oposto: tinha bebido água demais. Como resultado, desenvolveu uma condição perigosa, mas pouco conhecida, chamada de exercício associado à hiponatremia (EAH). Às vezes chamada de intoxicação por água, a EAH é marcada por uma baixa concentração de sódio no sangue e pode causar o inchaço do cérebro, causando confusão, perda de consciência e convulsões.


Cuidados com a hiponatremia

A médica com formação em medicina esportiva Suzete Motta, da Clínica Bertolini, explica que a água, quando consumida em excesso, faz com que o sódio e outros eletrólitos fiquem tão diluídos no sangue a ponto de comprometer suas funções, podendo ocorrer alteração na pressão arterial e contração muscular. “Entre os sintomas da hiponatremia, estão fortes dores de cabeça, confusão mental e, em casos mais graves, edema cerebral. Se detectada precocemente, a intoxicação por água pode ser controlada, caso contrário pode levar ao coma e até à morte”, alerta Suzete.


A quantidade de água necessária para se chegar a esse quadro varia de pessoa para pessoa. “Um adulto é capaz de processar até 15 litros em um único dia, sem necessariamente ter consequências negativas para sua saúde. O problema é beber água excessivamente em um curto espaço de tempo e, principalmente, em pacientes com determinados fatores de risco”, adverte Suzete. Para garantir a prevenção, a médica recomenda o consumo de bebidas isotônicas ao longo de provas e treinos , uma vez que elas repõem os sais minerais do organismo, equilibrando a concentração de eletrólitos no sangue.

Fonte:http://www.suacorrida.com.br/saude/agua-em-excesso-tambem-faz-mal/

Postado por: Yara Lima

A ÁGUA ALCALINA NO COMBATE À OSTEOPOROSE


osteoporose, conhecida como perda da massa óssea, é uma doença que atinge principalmente o sexo feminino, a partir da 3ª idade. Estima-se que 1 a cada 3 mulheres apresentará algum tipo de fratura óssea durante a vida.
osteoporose ocorre quando o corpo não forma a quantidade necessária de material ósseo novo, ou quando o material dos ossos é absorvido pelo corpo. Isso faz com que a incidência de fraturas seja muito maior, mesmo com pequenos traumas.
O médico Júlio Bergmann afirma que a necessidade de umdesenvolvimento ósseo adequado durante as primeiras fases da vida (infância e adolescência), através de uma alimentação rica emvitamina Dcálcio e magnésio, é fundamental para reduzir as chances de se ter osteoporose durante a vida adulta. Por essa razão, a osteoporose tem sido definida por pesquisadores como uma doença pediátrica, mas com manifestação geriátrica.
Para reduzir a perda de massa óssea durante todas as fases da vida, o médico recomenda quealimentos ácidos, como industrializados, refrigerantes e frituras sejam varridos do cardápio, pois assim como contribuem para essa perda, também diminuem a densidade óssea na infância e adolescência.
acidez estimula a ação de células que destroem o tecido ósseo, liberando magnésio e cálcio noorganismo, componentes essenciais para ossos fortes que acabam sendo retirados, o que causa adoença. Por essa razão deve-se evitar o consumo de produtos ácidos.
O Dr. Júlio Bergmann conclui dando uma recomendação importante para reverter essa situação. “Aágua alcalina, em conjunto de minerais como o cálcio e o magnésio, auxilia na reposição dessassubstâncias no organismo se for consumida regularmente, e é um importante fator de prevenção dedoenças ósseas, como a osteoporose”.
Postado por: Monalle Benevides

terça-feira, 22 de abril de 2014

A IMPORTÂNCIA DE SE BEBER ÁGUA NO INVERNO


Muitas pessoas já aprenderam o hábito de beber água no verão. Nós sentimos mais sede no verão em função do calor. O que poucas pessoas sabem, entretanto, é que o suor representa muito pouco na nossa perda de água no dia a dia. Uma pessoa com 70 kg a uma temperatura de 20º C perde 1400 ml de água na urina, 600 ml no trato respiratório, 200 ml nas fezes e apenas 100 ml de água no suor. Portanto, uma pessoa com 70 kg precisará de 2,3 litros de água por dia para conseguir dar conta da sua perda diária de água. Caso o suor baixe para metade, apenas 50 ml por dia, ainda assim precisará de 2,25 litros de água por dia apenas para corrigir as suas perdas diárias de água.
Se você perder apenas 10% da sua água corporal seu corpo sofrerá muitos sintomas e você nem saberá que está desidratado. Os sintomas incluem náusea, constipação importante, fadiga, urina mais escura e dores de cabeça.
Você provavelmente irá tomar alguma medicação para tratar esses sintomas e nem se dará conta que está desidratado.
Se você consome sal, cafeína, açúcar, sucos, bebidas alcoólicas, refrigerantes e chimarrão, você precisa de ainda mais água para se manter hidratado.
Se você mata a sua sede com refrigerantes, energéticos, sucos de fruta, isotônicos, bebidas dietéticas, além de estar ingerindo uma quantidade de conservantes e produtos químicos que o teu corpo tem dificuldade de eliminar, está ingerindo calorias extras, sódio e açúcar em excesso, que impactam como o seu corpo irá usar a água.
Essas coisas que você está bebendo deixam o seu corpo com mais sede e lhe dão calorias extras, inclusive, mais necessidade de água.
Mas qual água devo tomar?
Muitas pessoas tomam água mineral em garrafa plástica, ou bombona, e acham que estão fazendo o que tem de melhor pra sua saúde. Veja vídeo sobre água engarrafada, legendado em português.
Esses recipientes plásticos derivados do petróleo, altamente tóxicos, liberam xenoestrógenos, dioxinas, antimônios e até bisfenol que estão relacionados com uma série de doenças, tais como: hipertensão, obesidade, diabetes tipo 2, diversos tipos de Câncer, incluindo câncer de mama e doenças neurodegenerativas.
Além disso, o plástico gera um enorme impacto ambiental e não deveria ser usado em alimentos e bebidas.
Na Sardenha, Abecásia, nos povos Hunzas do Himalaia e em Okinawa no Japão se viu que a população idosa tem muito mais vitalidade e disposição do que em outros lugares.
Examinou-se a água e viu que a mesma tinha um pH alcalino, era ionizada, levemente antioxidante, rica em minerais e com um alto poder de hidratação.
Portanto, todas as pessoas devem tomar pelo menos 2 litros de Água Alcalina e Ionizada, rica em minerais, por dia no inverno e aumentar um pouco a ingestão da água alcalina no verão, quando a perda de água no suor é um pouco maior.


Fonte: http://www.aaguadasaude.com.br/site/blog/importancia-de-se-beber-agua-no-inverno/

Postado por: ESTEFANÍ FEITOSA

Água termal é mais do que frescura: saiba o que ela pode fazer por sua pele!!

Rica em minerais, a água termal ajuda a refrescar, hidratar e nutrir a pele, e é indicada para todas as pessoas.

Há quem ache que a água termal é apenas “água engarrafada”, mas os dermatologistas garantem que não. O produto, cada vez mais comum nas prateleiras das farmácias brasileiras, faz, sim, bem à pele, auxiliando a nutri-la, a hidratá-la e a aliviar sintomas como irritação e coceira em dias muito quentes ou frios demais. Entre as suas funções está também a de criar uma barreira de proteção na pele, que ajuda a evitar a ação de agentes agressores como poluição, radiação UV, fumaça de cigarro e sujeira, tão comuns no dia a dia. Ou seja, o uso de água termal pode até parecer frescura para uns, mas, na verdade, só tem efeitos positivos.
Indicada a todos os tipos de pele, a água termal é, segundo definição de Tatiana Steiner, especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, “um tipo de água que se origina de fontes subterrâneas e que, durante o seu trajeto, consegue absorver inúmeros nutrientes, principalmente minerais e oligoelementos contidos nas rochas, destacando-se o cálcio, o magnésio, o silício, o selênio, o sódio, o cobre, o zinco e o ferro”. Não pode nem deve ser comparada à água que tomamos, exatamente por sua riqueza.
Parte dos ativos das águas termais tem como grande benefício agir como um calmante – e, às vezes, até como cicatrizante e anti-inflamatório – para a pele. O produto auxilia, por exemplo, na melhora de pequenas lesões, como a rosácea e a acne, e no alívio pós-peelings. Isso porque seus ativos amenizam a sensação de queimação e diminuem a ardência, de acordo com Tatiana.
Como as propriedades de cada produto encontrado no mercado variam de acordo com a região de onde ele vem, algumas águas têm poder de hidratação maior do que as outras, mas nada gritante. De qualquer forma, é interessante consultar um dermatologista ou pesquisar sobre os componentes antes de escolher a sua. Tatiana, porém, ressalta: “Todas são hipoalergênicas e, por sua apresentação em spray, são ideais para a sensação de frescor.
Aplique sem medoA dermatologista Valéria Marcondes, diretoria científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, destaca que o produto não deve ser retirado da pele assim que borrifado. “Quando for aplicá-lo, é melhor deixar escorrer, para que fique mais tempo no rosto. Durante o verão, muita gente usa na praia, e é importante repassar o filtro solar após a sua aplicação”, afirma.
No inverno, assim como quando a pele é exposta a longos períodos de ar condicionado, a água termal também tem a sua importância, pois evita o ressecamento causado pela baixa temperatura. “Borrife a água de duas a três vezes nesse tempo de maior exposição”, aconselha Tatiana.
A água termal funciona melhor como hidratante em pele oleosa, segundo as especialistas. “O seu uso continuo permitirá uma pele macia e viçosa por repor os sais minerais perdidos durante a exposição e as agressões do dia a dia. No caso das peles muito ressecadas e desidratadas, a água termal é melhor como um complemento ao uso de cremes mais densos e consistentes”, avisa Tatiana.
Valéria dá as dicas de como inserir o produto no ritual de beleza. “Ela pode ser borrifada após lavar o rosto pela manhã. Em um dia de calor, aplique ao longo do dia e dê uns tapinhas para ela poder penetrar, como se fosse um tônico. Além disso, toda vez que sentir que a pele está muito oleosa, ou que o rosto está mais quente, mais irritado, é legal passá-la.” Um detalhe importante é que o ideal é utilizá-la após fazer a higienização da pele.
O maquiador Thassio Moreira ainda indica a água termal como substituta do primer, na hora de preparar a pele. “Ela ajuda a fixar mais a maquiagem, porque acaba fazendo com que se transpire menos. Seu poder de penetração é muito bom”, afirma. Já Tatiana ensina que, após aplicar a maquiagem, é legal borrifar a água em toda face, de longe, como se fosse um fixador. “Seu vapor é suave, e o ‘make’ fica intacto sem borrar.”

POSTADO POR: RAQUEL FARIAS!!
Fonte:http://delas.ig.com.br/beleza/pele/2013-01-10/agua-termal-e-mais-do-que-frescura-saiba-o-que-ela-pode-fazer-por-sua-pele.html

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Água e vida: Por que a água é importante para os seres vivos?

Água e vida: Por que a água é importante para os seres vivos?


Todos os seres vivos que habitam o planeta Terra são formados por células. Estas, por sua vez, possuem organelas, partículas que mantêm as células vivas utilizando inúmeros tipos de substâncias. Uma dessas substâncias é a água.
Nosso planeta é o único no Sistema Solar a apresentar 71% de sua superfície coberta por água. Essa substância é a mais abundante na constituição da maioria dos seres vivos, podendo ser encontrada em porcentagens que variam de 70% a 95%.

Capacidade de dissolução

Em termos moleculares, a água é constituída de um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio - e sua fórmula molecular é simbolizada por H2O. Usualmente, a água é chamada de "solvente universal", pois é capaz de dissolver uma grande variedade de substâncias químicas que constituem as células vivas, tais como sais minerais, proteínas, carboidratos, gases, ácidos nucleicos e aminoácidos.
Essa capacidade de dissolução da água está diretamente ligada à sua polaridade, já que em uma molécula de água há um pólo positivo e um pólo negativo. A maioria das substâncias que compõem as células vivas também é polar. Portanto, essas substâncias possuem uma boa afinidade química com a água, sendo então denominadas hidrofílicas (do grego, hidro = água; e Photos =amigo).
Do ponto de vista químico, dissolver uma substância é separar seus átomos por meio de um solvente de propriedades semelhantes, para que eles possam ser utilizados pelas células vivas.
Por exemplo, quando ingerimos sal de cozinha (NaCl), a água que está em nosso organismo separa o Sódio (Na) do Cloro (Cl), formando íons que podem ser aproveitados por nossas células em atividades celulares.
Se as moléculas de água não ativassem esse processo, jamais poderíamos utilizar tais átomos sob a forma de cristais de sal, como os conhecemos. Portanto, a água e o sal de cozinha passam a constituir uma solução aquosa, na qual a água atua como solvente - e o sal, como soluto.
No interior das células encontramos outro exemplo dessa relação solvente-soluto: o citosol. Nesse caso, a água é o solvente - e os aminoácidos, proteínas e carboidratos, o soluto. Juntos, formam uma solução aquosa. O sangue é também, em parte, uma solução aquosa formada por água e uma gama enorme de solutos (glicose, íons de sais minerais, gases respiratórios, etc.).

Quebra de proteínas e carboidratos

A água também pode ser encontrada reservada em tecidos vivos. Em alguns vegetais superiores, que vivem em ambientes áridos, a água é armazenada nas folhas, raízes e caules para manutenção do metabolismo do vegetal. Em nosso organismo encontramos água armazenada em nossos músculos e ossos, sendo que ela é utilizada em atividades celulares como a quebra de proteínas e carboidratos.
Nos animais, a tensão superficial que as moléculas de água formam sobre os alvéolos pulmonares e nas brânquias dos peixes permite que ocorram trocas gasosas e a consequente sobrevivência dos tecidos.
Existem substâncias que, ao contrário das polares, não possuem cargas elétricas como a água. Essas substâncias são denominadas apolares.
Gorduras e outras substâncias possuem essa propriedade, não desenvolvendo uma boa afinidade química com a água, sendo então denominadas hidrofóbicas (do grego,hydros = água; fobós = medo, aversão). Essas substâncias, quando em contato com água, formam misturas heterogêneas, como, por exemplo, o óleo de soja e a água.

Hidrólises e síntese por desidratação

Além das aplicações descritas até agora, a água é utilizada em reações químicas no interior das células de organismos vivos. Nas hidrólises, a molécula de água é quebrada e seus átomos de hidrogênio e oxigênio são adicionados a outras substâncias. As reações de digestão de proteínas que ocorrem em nosso tubo digestório são hidrólises sucessivas.
Existem também reações de síntese por desidratação, nas quais as moléculas de água são formadas a partir da união de outras moléculas. Esse tipo de reação ocorre no citosol das células glandulares da parede interna do estômago, quando são formadas enzimas digestórias para a degradação dos alimentos ingeridos por nós.
Como vimos, a água é um solvente universal, participa de reações químicas e atua na absorção de nutrientes, sendo, portanto, considerada uma substância multifuncional. Nossa atuação, enquanto seres vivos, é decisiva e fundamental no que diz respeito ao destino e ao uso da água. E, consequentemente, da vida no planeta Terra.
postado por:Thais Medeiros
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/agua-e-vida-por-que-a-agua-e-importante-para-os-seres-vivos.htm

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Beber bastante água é bom para a pele: mito ou realidade?


Beber bastante água é uma recomendação comum para quem quer manter a pele sempre bonita, mas não há estudos que sustentem a afirmação!

É comum ouvirmos dizer que, para mantermos nossa pele fresca e saudável, é essencial beber bastante água. As quantidades recomendadas variam. Nos Estados Unidos, por exemplo, a orientação é que se beba oito copos de água por dia.
Mas qualquer que seja o volume indicado, o princípio por trás do conselho continua o mesmo: beber água mantém sua pele hidratada. Em outras palavras, a água funcionaria como uma espécie de hidratante que age de dentro para fora.



Beber água faz bem à saúde, mas os estudos não comprovam que o hábito faça bem à beleza da pele.


Você talvez se surpreenda, mas a verdade é que existem pouquíssimas evidências para confirmar essa teoria.
Uma forma óbvia de verificarmos o efeito da ingestão de água sobre a pele seria, por exemplo, separarmos um grupo de voluntários em duas metades. Uma receberia instruções para beber água o dia inteiro, a outra seria orientada a beber quantidades normais. Um mês depois, a condição da pele dos participantes poderia ser avaliada para estabelecermos se beber mais água resultou, ou não, em peles mais suaves e saudáveis.
Na prática, estudos como esse são raros, em parte, porque como a água não pode ser patenteada, é difícil encontrar-se alguém disposto a financiar esse tipo de pesquisa - ela não produziria nenhum remédio ou cosmético capaz de cobrir os custos do financiador.
Uma pesquisa feita pelo dermatologista Ronni Wolf, do Kaplan Medical Centre, em Israel, encontrou apenas um estudo sobre os efeitos, a longo prazo, da ingestão de água sobre a pele. Os resultados do trabalho, no entanto, foram contraditórios.
O estudo tentava avaliar os efeitos, sobre a pele, da ingestão de água mineral em comparação à água de torneira. Após quatro semanas, o grupo que bebeu quantidades adicionais de água mineral apresentou diminuição na densidade da pele. O grupo que bebeu água de torneira apresentou um aumento na densidade da pele. Mas, independentemente do tipo de água ingerido, o estudo não encontrou qualquer diferença na quantidade de rugas ou na suavidade da pele dos participantes.

Isso não quer dizer que a desidratação não exerça qualquer efeito sobre a pele. 
Podemos avaliar, em parte, as consequências da falta de água sobre a pele ao medirmos sua elasticidade. Para tanto, basta beliscarmos uma porção da pele e observarmos quanto tempo o tecido demora para voltar à posição inicial. Se você estiver desidratado, haverá uma perda de elasticidade da sua pele e ela demorará mais tempo para recuperar a forma normal após um teste como esse.
Porém, se é verdade que beber menos água do que o necessário é ruim para a pele, isso não quer dizer que beber quantidades excessivas seja bom. Isso equivaleria a dizermos que, porque a falta de alimento leva à desnutrição, então comer demais deve ser bom. Ou, como disse Wolf, seria o equivalente a dizermos que, como um carrro precisa de gasolina, então quanto mais gasolina, melhor.
Conselho Misterioso
Outra crença comum é a de que se você beber quantidades adicionais de água, seu corpo irá armazená-la. Isso, na verdade, depende de quão rápido você ingere o líquido. Se você beber vários copos de água em um período de 15 minutos, simplemente, vai urinar mais. Se beber a mesma quantidade em um período de duas horas, aí sim, reterá mais líquidos.

Um estudo sobre o tema concluiu que beber 500 ml de água aumenta a circulação do sangue pelos capilares da pele. Mas, a pele dos participantes somente foi avaliada nos primeiros 30 minutos após a ingestão, e não se sabe se isso melhora ou não o tônus da pele.

Segundo um outro argumento, um terço da nossa pele é constituído de água, portanto, ingerir líquidos mantém o viço da pele. Isso pode ser verdade, mas a aparência jovem da pele depende muito mais de fatores como herança genética, exposição ao sol e danos causados pelo cigarro.
Nutriente
Então, de onde viria a recomendação de oito copos de água por dia para uma pele saudável? A água é, sem dúvida, o nutriente mais importante do organismo. Sem ela, nós morreríamos em poucos dias. E manter o corpo hidratado traz outros benefícios para a saúde.

Um estudo feito em 2010 constatou que ingerir líquidos em abundância reduz a formação de pedras nos rins em pacientes que já sofreram do problema. A regra dos oito copos por dia é muito debatida. Alguns questionam a quantidade necessária para limpar os rins de toxinas. Outros discutem se a água ajudaria ou não a diminuir o apetite. Isso depende de quão alta é a temperatura ambiente e quanta energia você está gastando.
Outro mito é o de que outros líquidos não contam. Não precisa ser água. Até os alimentos contêm mais líquidos do que você imagina. Por exemplo, entre 40 e 49% de uma pizza são constituídos de água. A quantidade de água que retiramos dos alimentos depende muito de onde vivemos. Nos Estados Unidos, por exemplo, a média é 22%. Mas na Grécia, onde a dieta é mais rica em frutas e verduras, essa média será bem maior.
Concluindo, não há evidências de que beber mais água seja bom para a pele. E tampouco existe uma regra definitiva sobre a quantidade ideal de água que devemos beber, já que isso depende do clima e do tipo de atividade que você está fazendo. Mas todos nós temos um ótimo guia interno, capaz de ajudar bastante: a sede.

POSTADO POR: RAQUEL FARIAS!!
http://delas.ig.com.br/beleza/pele/2013-06-19/beber-bastante-agua-e-bom-para-a-pele-mito-ou-realidade.html

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Limpeza íntima: melhor com água ou com sabonete?

Alguns médicos defendem o uso do sabonete íntimo. Outros preferem que a limpeza seja feita apenas com água.



Quando o assunto é higiene íntima, não há uma verdade absoluta, sobretudo no que diz respeito ao uso do sabonete específico para a área. Enquanto alguns médicos defendem o produto, outros preferem a limpeza somente com água. Dê o seu veredito.

Sabonete - Tem que usar
"A água remove 60% da sujidade. O resto sai com o sabonete", afirma Paulo Cesar Giraldo, professor titular de ginecologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e diretor científico da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (Sogesp).
Isso porque somente um produto adstringente retira a gordura característica da vulva, que incorpora à região resíduos como papel, urina e fezes. "Sem o sabonete, a mulher terá de esfregar bastante a área para obter uma higiene completa, o que pode causar irritação." Giraldo faz uma analogia com o ato de lavar o rosto. "Você não precisa de um sabonete específico para limpar bem a pele? Com a vulva é a mesma coisa."




Água - Faz a limpeza sozinha
"Os sabonetes íntimos ganharam fama por causa do marketing na sua divulgação", afirma a ginecologista Carolina Ambrogini, coordenadora do Projeto Afrodite, Ambulatório de Sexualidade Feminina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). "Para o dia a dia, recomendo somente a limpeza com água." Carolina defende o uso do sabonete no máximo três vezes por semana. "É o suficiente para remover o sebinho que se acumula na vulva." A utilização diária, além de desnecessária, pode disparar alergias.
A médica não é contrária aos sabonetes íntimos, mas os considera dispensáveis. "Qualquer variedade neutra de glicerina, mesmo em barra, faz o serviço com igual eficácia, sem interferir no pH." A vagina tem pH ácido e é colonizada por lactobacilos, bactérias que formam uma barreira contra micro-organismos potencialmente infecciosos. Por isso, não interferir no pH é uma forma de prevenir corrimentos e coceiras. Nisso os médicos concordam.

Por:Rhuama Romana
Fonte:mdemulhersaúde

A FALTA DE ÁGUA NO ORGANISMO!!

VOCÊ SABIA QUE:

O mecanismo da sensação de sede é tão fraco, que com freqüência, 37% dos seres humanos a confunde com a fome?
Ainda mais, uma desidratação imperceptível retardará o metabolismo em aproximadamente 3%.
Um copo de água aliviará a fome à meia noite, em quase 100% dos casos, sob dieta redutora, segundo um estudo realizado na Universidade de Washington.
Uma redução de somente 2% de água no corpo pode causar perda momentânea de memória, dificuldade em fazer contas matemáticas básicas e problemas de focar a visão sobre uma tela de computador ou sobre uma página impressa?
Beber um mínimo de 8 copos de água por dia diminui o risco de câncer de cólon em 45%, além de baixar o risco de câncer de mama em 79% e reduzir à metade a probabilidade de se desenvolver câncer na bexiga.
De acordo com os expertos, isto não é opcional, é obrigatório, se quisermos que nosso cérebro funcione de uma maneira ótima.

E, se estamos estressados, devemos aumentar a quantidade para 16 copos de água por dia.

90 % do volume de nosso cérebro é composto por água, que é o principal veículo das transmissões eletroquímicas
As pessoas normalmente NÃO bebem tal quantidade para evitar de ter que urinar seguidamente; um inconveniente menor em troca de uma melhoria em sua saúde.
A cor de sua urina deve ser de um amarelo muito fraco ou incolor, caso contrário você não está ingerindo suficiente água (isto não é válido se você esta tomando vitaminas do complexo B, que produzem uma cor amarela natural à urina).
Ao falar de beber água, não nos referimos à água contida no café, nos chás ou nos refrigerantes. A água engarrafada ou de fontes naturais é a melhor.
Estudos preliminares indicam que em 80% das pessoas, beber de 8 a 10 copos de água por dia, pode aliviar significativamente muitas indisposições.
Cura 1: Elimina os anti-ácidos e cura a acidez estomacal.
A acidez estomacal ou azia pode ser um sinal de falta de água na parte superior do trato gastrointestinal. Este é um sinal importante de sede, que o corpo humano emite.
A ingestão de anti-ácidos ou comprimidos contra a acidez estomacal não corrige a desidratação e o corpo continua sofrendo por falta de água no organismo.
Tragédia: Ao não reconhecer que a acidez estomacal é um sinal de desidratação e ao tratá-la por meio de anti-ácidos, com o tempo, poderão ocorrer inflamações estomacais no duodeno, hérnias hiatais, úlceras e eventualmente câncer no trato gastrointestinal ou no pâncreas e fígado.
Cura 2: A água pode prevenir e curar a artrites.
Dor reumática das articulações – A ocorrência de artrites pode ser um sinal de falta de água nas articulações. Pode afetar tanto aos jovens como aos adultos. O uso de analgésicos não resolve o problema e a enfermidade prosseguirá.
Tomar água pode aliviar a dor ou resolver este problema
Cura 3: Dores lombares.
A dor nas costas e a artrites paralisantes da espinha dorsal podem ser sinais de falta de água nos discos da espinha dorsal – os amortecedores que suportam o peso do corpo. Estas moléstias devem ser tratadas com o aumento de água a ser ingerida diariamente.
Tragédia: Ao não reconhecer que a dor nas costas é um sintoma de desidratação das articulações e ao tratá-la com analgésicos, massagens, acupuntura e eventualmente cirurgia, com o passar do tempo, isto provocará osteoporose e quando as células das cartilagens das articulações vierem a eventualmente morrer e causarem uma deformação na espinha dorsal, poderá até haver incapacidade física dos membros inferiores.
Cura 4: Angina.
Dor no peito – angina de peito – pode ser um sinal de falta de água no organismo entre o eixo do coração e dos pulmões.
Este sintoma deve ser tratado bebendo-se maior quantidade de água, até que o paciente já não tenha dor e sem tomar medicamentos.  É prudente se providenciar supervisão médica, no entanto, ao aumentar-se a quantidade de água ingerida, pode-se curar a angina de peito.
Cura 5: Enxaqueca.
A enxaqueca pode ser um sintoma de falta de água requerida no cérebro e olhos e pode ser evitada ao se impedir a desidratação do corpo. Este tipo particular de desidratação eventualmente ocasiona uma inflamação na parte posterior dos olhos e possivelmente uma diminuição ou perda de visão.
Cura 6: Colite.
A colite é um sinal de falta de água no intestino grosso. Associa-se com a prisão de ventre ou constipação, devido à constrição do excesso de água que também se exerce sobre os excrementos, que por sua vez perdem a lubrificação fornecida pela água.
Tragédia: Ao não se reconhecer a dor da colite como um sinal de falta de água, provocar-se- á uma condição de constipação persistente que resultará na compactação das fezes, que por sua vez poderão causar versículos, pólipos e hemorroidas, e aumentar a possibilidade de se contrair câncer do cólon e do reto.
Cura 7: Asma.
A asma afeta milhões de crianças e mata milhares delas a cada ano. É uma complicação da desidratação do corpo, causada por falha no programa de administração da hidratação no organismo.
Obstrui-se a passagem livre de ar e impede-se a eliminação de água do corpo em forma de vapor – o bafo.
O aumento do consumo de água evita os ataques de asma.
Tragédia: Ao não se reconhecer a asma como um indicador de falta de água quando as crianças estão na fase de desenvolvimento, não somente muitos deles morrem, como também se provocará danos irreversíveis nas crianças asmáticas sobreviventes.
Cura 8: Pressão Alta.
A hipertensão é um estado de adaptação do corpo a uma desidratação geral quando as células dos vasos sanguíneos não obtém a quantidade de água suficiente. Como parte do mecanismo de osmose inversa, quando a água do soro é filtrada e injetada nas células importantes através de poros diminutos existentes em suas membranas, é requerida uma pressão extra para o “processo de injeção”, tal como acontece quando se injeta o “soro” nos hospitais para re-hidratar milhões de células. Beber água, compensará a pressão e fará a mesma voltar à normalidade.
Tragédia: Ao não reconhecer que a hipertensão arterial é um dos indicadores da desidratação corporal e tratar por meio de diuréticos que desidratarão o corpo ainda mais, trará como consequência posterior, um bloqueio das artérias do coração e das artérias que vão até o cérebro pela ação do colesterol. Esta condição provocará ataques do coração, pequenos infartos massivos cerebrais que poderão paralisar alguma parte do corpo. Também podem causar falhas no funcionamento dos rins e danos neurológicos como a doença de Alzheimer.
Cura 9: Diabetes Tipo II ou de Adultos.
A diabetes dos adultos é outra causa provável devida à desidratação do corpo. Ao se manter uma quantidade adequada de água na circulação, incluindo-se as necessidades prioritárias do cérebro, a secreção de insulina se inibe para impedir a entrada de água nas células do corpo. Nos diabéticos somente algumas células obtém suficiente água para sobreviver.  Beber água reverte a diabetes adulta para as etapas iniciais.
Tragédia: Ao não reconhecer que a diabetes adulta é uma complicação causada por desidratação, com o tempo, poderá haver danos massivos nas células sanguíneas de todo o corpo. Isto pode provocar mais tarde a perda dos dedos dos pés, das pernas por gangrena e causar a cegueira.
Cura 10: Colesterol no sangue.
Os altos níveis de colesterol são indicadores de uma desidratação corporal prematura.  O colesterol é um material argiloso que se adere entre os espaços de algumas membranas celulares, para impedir que estas percam sua umidade vital pela pressão osmótica mais forte do sangue que circula nas áreas vizinhas.
O colestrol, além de ser utilizado na fabricação das membranas das células nervosas e de hormônios, também atua como um “escudo” contra a demanda de água de outras células vitais que normalmente trocam água através de suas membranas celulares.
Outras curas:
A depressão, a perda de libido, a fadiga crônica, o lúpus, a esclerose múltipla, a distrofia muscular. Todas estas condições podem ser causadas por desidratação prolongada. Se esta for a causa provável, os sintomas se aliviarão, uma vez que o corpo tenha sido hidratado regularmente.
Nestas condições, o exercício muscular deve ser parte do programa de tratamento.
VOCÊ ESTA BEBENDO ÁGUA SUFICIENTE?

Postado por:Thais Medeiros
Fonte:http://jorgeroriz.wordpress.com/a-falta-de-agua-no-organismo/

Água em Marte?


Imagens de sonda da Nasa mostram novas evidências de água em Marte 

Equipamento que orbita o planeta captou fluxos escuros no solo.
Marcas seriam indícios da presença de água; Nasa vai estudar o caso. 

Setas apontam para fluxos sazonais que surgiram nas encostas da Cratera Palikir, em Marte, que seriam indícios da presença de água no planeta (Foto: NASA/JPL-Caltech/Univ. do Arizona)
A sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da agência espacial americana, a Nasa, captou imagens de Marte que indicariam a existência de água no planeta vermelho.

Segundo um comunicado da agência, pesquisadores estudam marcas escuras que surgiram no solo do planeta, além das temperaturas do solo para saber mais detalhes a respeito.
Cientistas sugerem que os fluxos que apareceram próximos de encostas podem ter surgido pelo aumento de componentes mais oxidados dos minerais ou o escurecimento pela umidade. De qualquer forma, quaisquer das duas hipóteses apontariam presença de água.
A Nasa ainda vai analisar melhor o caso.


Fonte:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/02/imagens-de-sonda-da-nasa-mostram-novas-evidencias-de-agua-em-marte.html
Postado por Monalle Benevides Cruz.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Umidade do ar!

Quando um meio de comunicação divulga a temperatura, normalmente, também é informada a umidade relativa do ar. Mas, afinal, o que é umidade do ar e qual a sua importância?A quantidade de vapor de água existente na atmosfera é denominada umidade do ar. Os valores podem ser expressos em números absolutos (g/m³) ou em forma relativa (%) ao seu ponto de saturação. Esse é um dos elementos analisados para a caracterização climática de um determinado local.
  Entre os métodos utilizados para medir a umidade do ar estão o psicrômetro (calcula a velocidade de evaporação da água) e o higrômetro (mede a quantidade de água presente nos gases). Esses dados podem ser obtidos através de porcentagens, por exemplo: a umidade relativa do ar é de 75%. Nesse caso, significa que restam 25% para o ar reter todo o vapor de água e transformá-lo no estado líquido.

Vários fatores influenciam na umidade do ar, tais como a temperatura, cobertura vegetal, quantidade de edificações, presença de rios, lagos, mares, etc. O vapor de água presente no ar atmosférico pode desencadear nevoeiros, neblinas, orvalhos, geadas, etc.

A umidade do ar de um determinado local interfere diretamente na qualidade de vida dos habitantes. Baixas umidades podem gerar problemas respiratórios, sangramentos nasais, desidratação, etc. Já as altas umidades podem provocar tonturas e proliferação de fungos.

http://www.brasilescola.com/geografia/umidade-ar.htm

POSTADO POR: YARA LIMA

A importância da água para as crianças!


A criança ao nascer é constituída de aproximadamente 79% de água, de 70 a 75% nas primeiras semanas de vida e, no primeiro ano de vida, atinge de 60 a 65%.
Um bebê que é amamentado não necessita de água, chá ou suco. O leite materno oferece ao bebê até os seis meses de idade quantidade de água suficiente para sua hidratação.
Como o estômago e intestino do bebê até os seis meses de vida ainda estão imaturos, mesmo uma “inocente” água pode provocar diarréia e vômitos, aumentando as chances de desidratação.
Por isso, nessa etapa da amamentação, quem precisa de muita água para garantir quantidade de nutrientes suficiente para o leite materno é a mamãe.
Para os bebês alimentados com fórmulas, leite de vaca ou então que já passaram dos seis meses e que estão se alimentando de outros alimentos, a oferta de água é extremamente necessária para hidratá-los.
Ofereça água quando a criança estiver acordada. Deve-se aumentar a oferta de líquidos nos dias quentes e quando o bebê estiver com febre. Crianças precisam mais de água do que um adulto, pois são mais susceptíveis ao stress por calor já que possuem pouca massa corporal e com isso absorvem mais calor.
Também tem uma menor capacidade de suar que os adultos, tendo assim menos capacidade de dissipar o calor do corpo.
Água para recuperar as energias - Crianças que realizam atividade física merecem maior atenção, especialmente em temperaturas quentes. Ofereça água constantemente, pois os pequenos são menos sujeitos a sentir sede durante uma atividade e podem não sentir a necessidade de beber água mesmo quando o corpo precisa.
A água se faz necessária para o crescimento das crianças e para o melhor funcionamento do organismo, melhorando as funções dos rins, bexiga e intestino. As frutas, sucos, legumes e verduras também são fontes de água para o corpo humano. Mas as crianças devem beber pelo menos quatro copos com água fervida ou filtrada para garantir a harmonia do seu corpo.
A boa hidratação da criança previne a prisão de ventre, pois a água melhora o trânsito intestinal e umidifica as fezes.
Caso a criança perca muita água através de transpiração excessiva ou pelo trato gastrointestinal, como febre, diarréia ou vômito, consulte um pediatra e verifique a necessidade de se aumentar a ingestão de água para garantir a perfeita hidratação do seu filho.
As mamães nunca devem esquecer que seus filhos necessitam repor líquidos mais cedo e com maior freqüência e que eles não tomam instintivamente a quantidade suficiente de líquidos para repor a água perdida. Portanto, água neles!
Fonte:http://guiadobebe.uol.com.br/a-importancia-da-agua-para-as-criancas/
Imagem: SAULINHO, filho da Monalle Benevides.
Postado por: ESTEFANI FEITOSA

sexta-feira, 11 de abril de 2014

COMO BEBER MAIS ÁGUA DURANTE O DIA?!




Água: manter garrafas nos locais onde trabalha estuda ou permanece por muito tempo ajuda a forjar o hábito

Beber água em quantidade adequada facilita a digestão, aumenta a concentração, ajuda a eliminar toxinas do corpo e ainda mantém a pele jovem e bonita. Apesar de todos esses benefícios, muita gente não consegue consumir o necessário para hidratar satisfatoriamente o corpo ao longo do dia.
Sentir sede já é um sintoma da desidratação, um quadro que pode ser agravado por diversos fatores como infecções, gravidez, amamentação, febre, diarreia, calor e idade – idosos e crianças são mais suscetíveis. A melhor maneira de evitar a desidratação é transformar o ato de beber água em um hábito corriqueiro.
Veja a seguir algumas maneiras de aumentar a sua ingestão de água:
  • Coloque um copo de água (ou uma moringa) no criado-mudo do quarto;
  • Mantenha uma garrafinha reutilizável na mesa de trabalho e estabeleça uma meta de enchê-la pelo menos 5 vezes ao longo da jornada de trabalho;
  • Leve uma garrafinha de 250ml cheia de água sempre com você (na bolsa, na mochila ou na pasta);
  • Beba um copo de água antes de iniciar qualquer grande refeição (isso ajuda a criar o hábito);
  • Se você é fã de sucos, comece a diluí-los com água. Além de aumentar a ingestão de água, ao reduzir a quantidade de suco da mistura você estará deixando de ingerir mais calorias;
  • Se você não consegue viver sem as bolhas do refrigerante, prefira água com gás;
  • Colocar rodelas de limão, hortelã ou frutas vermelhas na água, pois isso pode ser um bom incentivo para ingerir mais líquidos;
  • Sempre que sentir fome, beba um copo de água antes de comer algo. Muitas vezes a sensação de sede é confundida com vontade de comer.


POSTADO POR: RAQUEL FARIAS!!
FONTE: http://saude.ig.com.br/alimentacao-bemestar/2013-02-01/como-beber-mais-agua-durante-o-dia.html