terça-feira, 8 de abril de 2014

Água e Energia Cerebral.


O cérebro é composto de aproximadamente 85% de água e depende de acesso abundante à água.
A água fornece energia elétrica para todas as funções cerebrais, inclusive para os processos de memória e pensamento.
De acordo com o Dr. Corinne Allen, as células do cérebro precisam de duas vezes mais energia do que outras células do corpo. A água fornece essa energia mais eficientemente que qualquer outra substância. Ela também é necessária para a produção de hormônios e neurotransmissores no cérebro. Quando o cérebro está funcionando com um suprimento pleno de água, você será capaz de pensar mais rápido, estar mais focado, e experienciar maior clareza e criatividade.
O motivo de precisarmos beber água durante o dia é que o cérebro não tem maneira de manter uma reserva de água. Alguns dos sintomas da desidratação mental são: mais lentidão mental, fatiga, depressão, raiva, instabilidade emocional, dor de cabeça, insônia, stress e falta de acuidade mental. Estudos mostram que se você está apenas 1% desidratado, você provavelmente terá 5% de diminuição das funções cognitivas. Se seu cérebro fica 2% com menos água corporal, você pode sofrer de uma lentidão de memória recente e menos foco. A desidratação prolongada, por anos, estudos mostram, encolhem as células em tamanho e massa, e pode resultar em demência, ao passo que hidratação apropriada reduz o risco de Alzheimer, Parkinson, e doença de Lou Gehrig’s.
Para começar o dia energizado é recomendado tomar até 2 copos de água em jejum 20 minutos antes do café da manhã. A água da torneira contém metais pesados que se acumulam nas células, lesando-as e aumentando o risco para doenças. A água mineral ou filtrada é a mais recomendada. Beber sodas, café, leite ou suco não substitui a água. O homem precisa de 12 copos de água por dia e a mulher de 9 copos. A quantos copos de distância você está do bem estar?  Hidrate-se!
Referências:
Armstrong LE, Pumerantz AC, Roti MW, Judelson DA, Watson G, Dias JC, Sokmen B, Casa DJ, Maresh CM, Lieberman H, Kellogg M. “Fluid, electrolyte, and renal indices of hydration during 11 days of controlled caffeine consumption.” Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2005 Jun;15(3):252-65.
Institute of Medicine of the National Academies. “Dietary Reference Intakes: Water, Potassium, Sodium, Chloride, and Sulfate.”  Acessed May, 2012
Spigt MG, Kuijper EC, Schayck CP, Troost J, Knipschild PG, Linssen VM, Knottnerus JA. “Increasing the daily water intake for the prophylactic treatment of headache: a pilot trial.” Eur J Neurol. 2005 Sep;12(9):715-8.

Postado por: ESTEFANÍ FEITOSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário